terça-feira, 11 de maio de 2010

CGA I

CGA I

1. O leme de direção qdo acionado faz c/ q a aeronave gire em relação ao seu eixo VERTICAL.

2. PROFUNDOR é a superfície de comando q permite o movimento do avião em torno do seu eixo transversal.

3. EMPENAGEM é o conj. estrutural, q consiste em um perfil horizontal e vertical, localizado na seção traseira.

4. Quais as partes de um avião? ASA, FUSELAGEM, TREM DE POUSO, EMPENAGEM E MOTORES.

5. Qual a função da asa? SUSTENTAÇÃO.
Quais as partes de uma asa? EXTRADORSO, INTRADORSO, BORDO DE FUGA e BORDO DE ATAQUE.
Quais os tipos de fixação da asa à fuselagem? CANTILEVER e SEMI-CANTILEVER.

6. SEMI-MONOCOQUE é o tipo de fuselagem usado em aviões modernos.

7. COMPENSADORES são superfícies de comando secundárias.

8. A estrutura interna de uma asa é composta de LONGARINAS e NERVURAS.

9. SIMPLES, VENTRAL, FOWLER e ZAP são os tipos de flap usados no avião.

10. No avião TRICICLO a roda direcional é instalada na parte frontal. No avião DE ASA BAIXA a asa está fixada na parte inferior da fuselagem e no DE ASA ALTA ela está fixada na parte superior.

11. A parte inferior da asa é denominada INTRADORSO ou VENTRE.

12. RAIZ é a parte da asa onde é feita a fixação à fuselagem ou secção central.

13. EXTRADORSO é a parte superior da asa.

14. Numa curva p/ a esquerda, o sentido de deslocamento da asa esquerda é para BAIXO.

15. COMPENSADORES são superfícies de comando secundárias.

16. Os aviões dotados de apenas um plano de asa são denominados MONOPLANOS.

17. O avião TRIREATOR tem Três motores a jato. O motor TURBOFAN é constituído por turbo-jato acrescido de um fan.

18. Qual a finalidade dos compensadores? Aliviar o manche, tirando as tendências indesejáveis da aeronave.

19. SUSTENTAÇÃO é a força que tende a erguer o plano verticalmente.

20. JATO, CONVENCIONAL e TURBO-HÉLICE são os tipos de motores empregados em aviação.

21. GASOLINA DE AVIAÇÃO é o combustível normalmente utilizado nos motores convencionais.

22. A combinação de um motor convencional e um motor turbojato, resulta num motor TURBO-HÉLICE.

23. Nos aviões, qual a finalidade do trem de pouso? AMORTECER, FREAR e TAXEAR.

24. Aeródinos são aeronaves MAIS PESADAS QUE O AR.

25. Em uma aeronave com o nariz para cima, aposição do profundor é P/ CIMA.

26. O flap qdo baixado p/ pouso COMBINA AUMENTO DA SUSTENTAÇÃO C/ A REDUÇÃO DE VELOCIDADE.

27. TRIPLACE é o avião q tem 3 lugares.

28. SUSTENTAÇÃO, PESO, TRAÇÃO e ARRASTO são forças q atuam num avião em vôo reto
horizontal.
Qual a finalidade do leme de direção? Auxiliar nas curvas, e executar movimento de guinada.

29. Onde estão os ailerons? No bordo de fuga das asas, próximo às pontas.
O q ocorre qdo é acionado o aileron esquerdo p/ cima? A asa esquerda desce.

30. Os movimentos de cabrar e picar são realizados em torno do eixo TRANSVERSAL ou LATERAL.

31. Em vôo. Quais as forças q atuam em um avião? SUSTENTAÇÃO, PESO, TRAÇÃO e ARRASTO.

32. Num avião, CG é o ponto onde se cruzam os 3 eixos imaginários.
Quais são eles? LONGITUDINAL, TRANSVERSAL e VERTICAL.

33. Um avião sobe c/ ângulo de 20º. Nesse caso, o vento relativo DESCE C/ ÂNGULO DE 20º.

34. Tubo de Venturi comprova A TEORIA DE DANIEL BERNOULLI.

35. FLAPS e SLOTS são dispositivos hipersustentadores.

36. Na decolagem, qual o efeito do vento de frente? DIMINUI O PERCURSO.

37. O q é aerodinâmica? Ciência q trata dos efeitos do movimento do ar em torno
dos corpos.
A superfície aerodinâmica oferece MENOR RESISTÊNCIA AO AVANÇO.

38. O q é aerofólio? Corpo de formato aerodinâmico q oferece reações úteis.
Quais as partes q o compõe? CORDA, ESPESSURA, LINHA DE CURVATRA MÉDIA e FLECHA.

39. O q é vento relativo? Vento gerado c/ o deslocamento de um corpo.
Quais as características do vento relativo? DIREÇÃO. SENTIDO e INTENSIDADE.

40. Cite os nomes p/ ângulo invariável e explique cada um:
ÂNGULO DE INCIDÊNCIA: é formado entre a corda e o eixo longitudinal do avião.
ÂNGULO DIEDRO: é formado entra o plano do intradorso das asas e o eixo transversal ou lateral.
ÂNGULO DE ENFLECHAMENTO: é formado entre a linha do borde de ataque das asas e o eixo transversal.

41. Defina: CORDA: reta imaginária q liga o bordo de ataque ao borde de fuga.
FLECHA: reta perpendicular à corda, q determina a maior distância da corda à linha de curvatura média. ESPESSURA: é a maior distância do extradorso ao intradorso da asa.
PONTO DE ESPESSURA:. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
PONTO DE ESTAGNAÇÃO:. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

42. Qual o nome da ciência q trata dos efeitos do movimento do ar em torno dos corpos? AERODINÂMICA.

43. Explique a LEI de DANIEL BERNOULLI:
No fluir do movimento, qdo a velocidade aumenta, a pressão estática diminui.

44. À medida q aumentamos o ângulo de ataque, aumenta A SUSTENTAÇÃO, O ARRASTO, REDUZINDO A VELOCIDADE DO AVIÃO.

45. O q é estol e velocidade de estol? Perda brusca de sustentação nas asas provocando queda do avião.
A menor velocidade na qual se consegue voar horizontalmente no ângulo de ataque crítico ou ângulo de estol.

46. O q é arrasto induzido? Como evitar o arrasto induzido?
ARRASTO INDUZIDO: é o arrasto adicional no avião criado nas pontas das asas, formando um turbilhonamento em espiral. COMO EVITAR: usam-se as asas c/ grande alongamento (razão entre a envergadura e a corda média geométrica).

47. Onde á a plicada a força... – sustentação? –peso? –tração? –arrasto?
SUSTENTAÇÃO: força criada por reações aerodinâmicas sobre a asa e q tende a erguer o avião.
PESO: força criada pela ação da gravidade sobre a massa do avião e q tende a abaixá-lo.
TRAÇÃO: força criada pelos motores do avião e q tende a deslocá-lo p/ frente.
ARRASTO: força criada pelo ar tentando evitar o avanço do avião, tendendo a deslocá-lo p/ trás.

48. Quais os fatores q concorrem p/ o aumento da sustentação? DENSIDADE, ÂNGULO DE ATAQUE, VELOCIDADE DO AVIÃO e ÁREA DA ASA.
Qual a fórmula da sustentação?

49. Completar:
QDO OCORRE QDO OCORRE QDO OCORRE
T>D Vôo nivelado D=T Velocidade constante L>W Decolagem
D>T Frenagem L=W Equilíbrio no vôo W>L Aterissagem

50. O q é resultante aerodinâmica e coeficiente de sustentação?
COEFICIENTE DE SUSTENTAÇÃO:
RESULTANTE AERODINÂMICA: é a força q surge em um aerofólio, em função da curvatura do perfil e ângulo de ataque.

51. O q é centro de pressão? Centro de gravidade? Superfície de comando?
CENTRO DE GRAVIDADE: ponto de aplicação da resultande de todas as forças, ou ponto de equilíbrio do avião.
CENTRO DE PRESSÃO: ponto de aplicação da resultante da sustentação, sempre atrás do CG do avião.
SUPERFÍCIE DE COMANDO: superfícies q permitem a dirigibilidade dos aviões.

52. Quais as superfícies primárias de um avião?
Ailerons, profundor (leme de profundidade) e o leme de direção.

53. O MANCHE LATERAL comanda: os AILERONS.
O MANCHE P/ FRENTE E P/ TRÁS comanda: o PROFUNDOR.
OS PEDAIS comandam: o LEME DE DIREÇÃO.

54. Os MOVIMENTOS LATERAIS recebem o nome de:
BANCAGEM, INCLINAÇÃO LATERAL ou ROLAMENTO, q é o movimento de levantar uma asa e baixar outra, em torno do eixo LONGITUDINAL do avião;
GUINADA e GUINAGEM, q é o movimento do avião ir p/ à direita e esquerda, em torno do eixo vertical do avião.
Os MOVIMENTOS LONGITUDINAIS recebem o nome de:
ARFAGEM ou TANGAGEM: movimento do avião de subir (levantar o nariz ou CABRAR) ou descer (abaixar o nariz ou PICAR), em torno do eixo LATERAL ou TRANSVERSAL.

55. O q são comandos laterais?
Dispositivos q permitem movimentos laterais do avião, como ailerons e o leme de direção.
Onde ficam os ailerons?
Os ailerons integram o bordo de fuga de cada lado da asa, próximo a ponta da mesma.

56. O q fazer p/ compensar a guinada adversa?
Aplicar o leme de direção no sentido contrário ao da guinada adversa;
Equipar o avião c/ ailerons diferencias q têm maior movimento p/  do q p/ , igualando os arrastos produzidos.
Equipar o avião c/ ailerons tipo frise, q têm uma saliência dianteira q provoca arrasto qdo o aileron se move p/ .

57. Quais... –as superfícies secundárias? –os dispositivos hipersustentadores? –os tipos de flaps?
SUPERFÍCIES SECUNDÁRIAS: compensadores.
DISPOSITIVOS HIPERSUSTENTADORES: slots.
TIPOS DE FLAPS: simples, ventral, Fowler e zap ou c/ fenda.

58. O q são: Ailerons diferenciais? ................................................................................................................................
Ailerons tipo frise?....................................................................................................................................................
Comandos direcionais?............................................................................................................................................
Comandos longitudinais?..........................................................................................................................................
Equilibradores de vôo?.............................................................................................................................................

59. O q é:
EQUILÍBRIO ESTÁVEL: o avião tende a voar em equilíbrio.
EQUILÍBRIO INDIFERENTE: o avião continua fora do equilíbrio.
EQUILÍBRIO INSTÁVEL: o avião tende a afastar-se mais do equilíbrio.

60. O q é:
ESTABILIDADE: L=W
ESTABILIDADE LATERAL: qualidade q faz um avião estável em torno do eixo longitudinal.
ESTABILIDADE LONGITUDINAL: qualidade q faz o avião estável em torno do eixo transversal ou lateral.
DIEDRO: ângulo formado entre o plano do INTRADORSO das asas e o EIXO LATERAL ou TRANSVERSAL.

61. O q é:
BOA DISTRIBUIÇÃO DE PESO: é a distribuição correta do peso ou carga no interior do avião levando em conta o eixo longitudinal e o CG do avião
EFEITO DE FUSELAGEM: efeito de fuselagem q diminui a estabilidade lateral, prejudicando o efeito do diedro.
EFEITO QUILHA: força resultande de um vento lateral sobre as superfícies laterais do avião.
ENFLECHAMENTO: ângulo formado entre a linha do BORDO DE ATAQUE das asas e o EIXO TRANSVERSAL ou LATERAL.

62. Explique:
EIXO LONGITUDINAL: vai do nariz à cauda.
EIXO TRANSVERSAL ou LATERAL: vai da ponta de uma asa até a ponta da asa oposta.
EIXO VERTICAL: cai perpendicularmente com o transversal e o longitudinal.
ESTABILIDADE DIRECIONAL: refere-se ao equilíbrio de um avião em torno do eixo vertical.

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